NOÇÕES DE ARQUIVAMENTO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS
Prof.ª Ana Luiza Soares
1. TERRACAP/FUNIVERSA/2010 Acerca das etapas da organização de um arquivo de um órgão, assinale a alternativa que apresenta a etapa que realiza o exame de estatutos, regimentos, normas, organogramas e outros documentos da instituição que mantém esse arquivo.
(A) análise dos dados coletados
(B) levantamento de dados
(C) planejamento
(D) implantação
(E) acompanhamento
2. TERRACAP/FUNIVERSA/2010 Acerca dos métodos de arquivamentos, aquele que separa os documentos por assunto é o.
(A) ideográfico.
(B) alfabético.
(C) numérico.
(D) geográfico.
(E) cronológico.
3. TERRACAP/FUNIVERSA/2010 Assinale a alternativa que apresenta o ato pelo qual um processo, tendo deixado de atender às formalidades indispensáveis ou de cumprir alguma disposição legal, é devolvido ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas.
(A) desmembramento
(B) desapensação
(C) despacho
(D) diligência
(E) distribuição
4. TERRACAP/FUNIVERSA/2010 A união provisória de um ou mais processos a um processo mais antigo, destinada ao estudo e à uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, é chamada de.
(A) autuação.
(B) juntada por anexação.
(C) juntada por apensação.
(D) acumulação.
(E) tramitação.
5. IFHAN/funiversa/2009 Conforme a Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, é correto afirmar que.
(A) fica resguardado somente o direito de indenização pelo dano material decorrente da violação do sigilo, sem previsão de recurso nas ações penal, civil e administrativa.
(B) consideram-se arquivos somente os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos ou instituições de caráter público.
(C) a administração pública franqueará a consulta aos documentos públicos.
(D) consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física.
(E) considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes somente ao arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou a seu recolhimento para guarda permanente.
6. IFHAN/funiversa/2009 Ainda sobre a Lei N.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, em relação aos Arquivos Públicos, pode-se afirmar que.
(A) os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.
(B) a cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica a transferência de sua documentação à instituição arquivística pública ou o seu recolhimento à instituição sucessora.
(C) a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da autoridade competente da instituição que produziu o documento.
(D) consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor administrativo, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
(E) os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos somente do âmbito federal.
7. IFHAN/funiversa/2009 Em relação ao acesso e sigilo dos documentos públicos, não é correto afirmar que.
(A) é assegurado o direito de acesso pleno aos documentos públicos.
(B) os documentos cuja divulgação ponha em risco a segurança da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas são originariamente sigilosos.
(C) poderá o Poder Judiciário, em qualquer instância, determinar a exibição reservada de qualquer documento sigiloso, sempre que indispensável à defesa de direito próprio ou esclarecimento de situação pessoal da parte.
(D) o acesso aos documentos sigilosos referentes à honra e à imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo de 15 (quinze) anos, a contar da data de sua produção.
(E) o acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.
8. IFHAN/funiversa/2009 De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística do Arquivo Nacional (DTA), a “técnica de seleção em que, de um dado conjunto de documentos, elege-se um subconjunto representativo do todo” é conhecida como.
(A) ampliação.
(B) seleção.
(C) amostragem.
(D) recolhimento.
(E) avaliação.
9. IFHAN/funiversa/2009 Segundo o DTA, o “suporte para escrita, obtido do caule de planta aquática de mesmo nome, largamente utilizado na Antiguidade” é o.
(A) papiro.
(B) velino.
(C) pergaminho.
(D) papel.
(E) palimpsesto.
10. IFHAN/funiversa/2009 O valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, é o valor.
(A) informativo.
(B) legal.
(C) fiscal.
(D) permanente.
(E) primário.
11. IFHAN/funiversa/2009 De acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio é correto afirmar que.
(A) o Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio possui duas classes comuns a todos os seus órgãos: a classe 000, referente aos assuntos de ADMINISTRAÇÃO GERAL e a classe 800, correspondente a ASSUNTOS DIVERSOS.
(B) adotou-se o modelo de código de classificação bloco numérico.
(C) as funções, atividades, espécies e tipos documentais, genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
(D) as dez classes principais são representadas por um número inteiro, composto de dois algarismos.
(E) as classes 100 a 800 destinam-se aos assuntos relativos às atividades-meio do órgão.
12. IFHAN/funiversa/2009 Segundo Luciana Duranti, a unicidade dos documentos de arquivo diz respeito.
(A) à exclusividade de prova do documento de arquivo.
(B) ao fato de não existirem arquivos impressos.
(C) à singularidade do documento de arquivo, quando comparado aos materiais bibliográficos.
(D) ao lugar único que cada registro ocupa na estrutura documental do grupo ao qual pertence.
(E) à não existência de cópias num acervo arquivístico.
13. IFHAN/funiversa/2009 Quanto à microfilmagem, em relação aos símbolos utilizados, é correto afirmar.
(A) significa original rasurado
(B) significa fim do rolo.
(C) significa continua em outro rolo.
(D) significa Texto deteriorado
(E) significa original ilegível
14. IFHAN/funiversa/2009 De acordo com a legislação brasileira, um sistema de arquivo.
(A) deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo o Arquivo Público de seu âmbito como órgão central, integrado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
(B) deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual não poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo o Arquivo Público de seu âmbito como órgão central, integrado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
(C) deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo como órgão central o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), independentemente da sua esfera de atuação.
(D) deve distinguir os arquivos correntes, intermediários e permanentes, conforme recomendado na literatura da área.
(E) pode ignorar o Princípio de Respeito aos Fundos,inadequado à complexidade da contemporaneidade.
15. IFHAN/funiversa/2009 A avaliação de documentos é uma das atividades mais complexas dos arquivos, considerando os aspectos subjetivos que a perpassam. Todavia, alguns estudiosos indicam critérios para orientá-la. Entre os parâmetros de classificação encontrados na literatura, pode-se considerar a distinção entre valores.
(A) primários e administrativos.
(B) probatórios e informativos.
(C) probatórios e secundários.
(D) secundários e informativos.
(E) primários e fiscais.
16. IFHAN/funiversa/2009 Em relação à microfilmagem de documentos é incorreto afirmar que.
(A) a microfilmagem será feita em equipamentos que garantam a fiel reprodução das informações, sendo permitida a utilização de qualquer microforma.
(B) é obrigatório fazer indexação remissiva para recuperar as informações e assegurar a localização dos documentos.
(C) a eliminação de documentos, após a microfilmagem, dar-se-á por meios que garantam sua inutilização, sendo a mesma precedida de lavratura de termo próprio e após a revisão e a extração de filme cópia.
(D) a incineração dos documentos microfilmados ou sua transferência para outro local far-se-á mediante lavratura de termo, por autoridade competente, em livro próprio.
(E) na legislação arquivística brasileira, a microfilmagem não é válida para os documentos particulares ou privados, de pessoas físicas ou jurídicas.
17. IFHAN/funiversa/2009 De acordo com a Tabela de Temporalidade, é correto afirmar que.
(A) os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, dirimir possíveis dúvidas, orientar o processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-fim.
(B) a adoção de recursos tecnológicos para alteração do suporte da informação requer a observância de determinados critérios que levem em consideração os preceitos técnicos da Arquivologia, a legislação em vigor e a relação custo/benefício de sua implantação.
(C) o processo de avaliação deve considerar o suporte no qual foi criado o documento, identificando os valores a ele atribuídos (primário ou secundário), segundo o seu potencial de uso.
(D) a metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se na estrutura organizacional dos órgãos públicos.
(E) a aplicação da tabela deverá estar condicionada à aprovação por instituição arquivística pública federal.
18. IFHAN/funiversa/2009 A respeito do processo de digitalização e documentos digitais é incorreto afirmar que.
(A) diz respeito à conversão de um documento para o formato digital.
(B) o documento digital é codificado em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional.
(C) o documento eletrônico pode coincidir com o digital, embora seja um gênero documental integrado por outros documentos acessíveis por equipamentos eletrônicos.
(D) a preservação de documentos digitais contempla somente o conteúdo informacional.
(E) a eliminação de documentos arquivísticos submetidos a processo de digitalização somente deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do órgão ou entidade, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação.
19. METRÔ/FUNIVERSA/2009 Assinale a alternativa que denomina um arquivo composto por todos os documentos que, tendo perdido a sua utilidade administrativa, pelo seu valor probatório, informativo, histórico e de investigação, não pode ser destruído sendo, pois, de conservação permanente ou definitiva.
(A) Arquivo Digital Temporário
(B) Arquivo Permanente
(C) Arquivo Mestre
(D) Arquivo Temporário
(E) Arquivo Digital Mestre
20. IFHAN/funiversa/2009 Considerando as atividades de protocolo é correto afirmar que.
(A) apensação é a juntada em caráter permanente.
(B) anexação é a juntada em caráter provisório.
(C) distribuição é uma técnica de seleção de documentos.
(D) expedição é a entrega dos documentos no órgão.
(E) classificação é a análise e identificação do conteúdo dos documentos.
21. IFHAN/funiversa/2009 Podem ser considerados como exemplos de suporte.
(A) papel, minuta e livro.
(B) negativo, diapositivo e guia.
(C) manuscrito, planta e mapa.
(D) pergaminho, processo e papiro.
(E) disco óptico, película e negativo.
22. CEB/FUNIVERSA/2010 Acerca da classificação dos arquivos assinale a alternativa correta.
(A) Arquivos setoriais são arquivos que mantêm sob guarda documentos de determinada área do conhecimento, como arquivos médicos, por exemplo.
(B) Arquivos especiais são aqueles mantidos por instituições de caráter particular.
(C) Arquivos intermediários são aqueles que guardam os documentos menos utilizados na instituição, mas que podem ser utilizados para fins administrativos.
(D) Arquivos gerais são aqueles que guardam os documentos que, já tendo cumprido sua função administrativa, agora são conservados pelo valor histórico para a instituição.
(E) Arquivos especializados são aqueles instalados nos próprios setores que utilizam os documentos no dia a dia.
23. CEB/FUNIVERSA/2010 No contexto dos procedimentos administrativos, diligência é.
(A) o termo que caracteriza a abertura de um processo.
(B) a separação física de processos apensados.
(C) a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado.
(D) a separação de parte da documentação de um ou mais processos para a formação de novo processo.
(E) o ato pelo qual um processo que, tendo deixado de atender às formalidades indispensáveis ou de cumprir alguma disposição legal, é devolvido ao órgão que assim procedeu.
24. CEB/FUNIVERSA/2010 Em relação à classificação dos documentos quanto ao gênero, assinale a alternativa correta.
(A) Iconográficos: são documentos cuja informação esteja em forma de áudio.
(B) Cartográficos: são documentos cuja informação esteja em forma de imagem em movimento.
(C) Sonoros: são documentos em microformas.
(D) Informáticos: são documentos gravados em meio digital como, por exemplo, o MP3.
(E) Filmográficos: documentos que representem, de forma reduzida, uma área maior.
25. CEB/FUNIVERSA/2010 Em relação aos métodos de arquivamento assinale a alternativa incorreta.
(A) O método alfabético utiliza um nome existente no documento para organizá-lo de forma alfabética, tilizando-se o nome para localizar o referido documento.
(B) O método numérico simples atribui um número para cada documento, a partir do qual serão organizados os documentos.
(C) O método numérico-cronológico consiste em decompor o número do documento de tal forma que seja Arquivado a partir dos seus dois últimos dígitos.
(D) O método geográfico pode ser utilizado no caso, por exemplo, de uma instituição que possua diversas filiais e que, em seu arquivo intermediário, organize os documentos separando-os por cidade, quando pertencerem ao mesmo estado em que está situada a filial.
(E) O método ideográfico poderá ser utilizado a partir de códigos atribuídos a cada assunto, caso em que estarão presentes os métodos duplex ou decimal.
26. CEB/FUNIVERSA/2010 A atividade que consiste em identificar os setores pelos quais passam os documentos de forma a recuperá-lo com rapidez quando necessário é chamada de controle de movimentação e é uma atividade típica do
(A) protocolo.
(B) gestão de documentos correntes.
(C) gestão de documentos intermediários.
(D) arquivo setorial.
(E) arquivo central.
27. HFA/FUNIVERSA/2009 Segundo Marilena Leite Paes (2007), a organização de arquivos, como a de qualquer outro setor de uma instituição,pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho.Essas fases constituem-se em.
(A) identificação da natureza da documentação, escolha do método de arquivamento, treinamento dos funcionários e arquivamento da documentação.
(B) análise do gênero dos documentos, análise das espécies documentais, análise dos tipos documentais e arquivamento da documentação.
(C) criação do setor de protocolo, criação do setor de arquivo, organização da documentação e promoção da gestão documental.
(D) levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento, implantação e acompanhamento.
(E) extinção do setor de protocolo, criação de protocolos setoriais, criação do setor de comunicação administrativa e promoção da gestão documental.
28. HFA/FUNIVERSA/2009 As chamadas atividades de controle da documentação, que têm como objetivo facilitar o fluxo de informações no órgão, geralmente são exercidas por setores de protocolo. Assinale a alternativa que apresenta apenas atividades de controle.
(A) Recebimento, registro, classificação, distribuição, movimentação e expedição dos documentos correntes.
(B) Recebimento, registro, classificação, distribuição, movimentação e expedição dos documentos correntes, intermediários e permanentes.
(C) Aquisição, catalogação, distribuição, controle da movimentação e expedição dos documentos.
(D) Armazenamento, classificação, seleção e disseminação de toda a informação.
(E) Criação, coleta, classificação, conservação e divulgação.
29. HFA/FUNIVERSA/2009 O setor que se destina a receber os documentos correntes, provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma instituição, centralizando, portanto, as atividades de arquivo corrente, é denominado.
(A) arquivo setorial.
(B) arquivo geral ou central.
(C) protocolo.
(D) arquivo corrente e intermediário.
(E) arquivo permanente.
30. HFA/FUNIVERSA/2009 É comum padronizar as atividades de arquivamento para documentos de mesma natureza em um programa de gestão de documentos. Tais atividades facilitam a classificação, a seleção e o arquivamento definitivo da documentação. Conhecidos como métodos de arquivamento, essas atividades dividem-se em dois grandes sistemas:
(A) básico e padronizado.
(B) direto e indireto.
(C) direto e semiestruturado.
(D) direto e semi-indireto.
(E) unitermo e indexação.
31. HFA/FUNIVERSA/2009 A arquivologia, estudo, ciência e arte dos arquivos, trata de.
(A) documentos individuais.
(B) conjuntos documentais.
(C) peças e objetos de valor cultural.
(D) documentos distintos, adequados a cada caso.
(E) qualquer tipo documental.
32. HFA/FUNIVERSA/2009 Assinale a alternativa que apresenta uma classe que não se inclui nas classes de métodos básicos e padronizados de arquivamento, sendo considerada do sistema semi-indireto de arquivamento.
(A) Alfabético.
(B) Ideográfico.
(C) Variadex.
(D) Dígito-terminal.
(E) Alfanumérico.
33. HFA/FUNIVERSA/2009 Assinale a alternativa que apresenta uma atividade que não constitui atividade de arquivo corrente.
(A) Protocolo.
(B) Expedição.
(C) Arquivamento.
(D) Recolhimento.
(E) Transferência.
34. HFA/FUNIVERSA/2009 “A classificação é uma das atividades do processo de gestão de documentos, na qual se incluem procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações”. Esse trecho foi extraído do Código de Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública (2001), aprovado por Resolução do Conselho Nacional de Arquivos. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta apenas operações e rotinas para classificação e arquivamento de documentos.
(A) Estudo, codificação, inspeção, ordenação e arquivamento.
(B) Recebimento, registro, classificação, distribuição, movimentação e expedição dos documentos correntes, intermediários e permanentes.
(C) Produção, uso, tramitação, avaliação e arquivamento.
(D) Produção, utilização, avaliação e destinação final.
(E) Avaliação, seleção e destinação final.
35. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Assinale a alternativa correta acerca de arquivos, de acordo com a legislação arquivística brasileira.
(A) Pessoas físicas não produzem arquivos.
(B) Arquivos são coleções artificiais de documentos sobre determinado assunto.
(C) Somente os documentos acumulados pela atividade-meio são considerados arquivos.
(D) Arquivos são conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas em decorrência de suas atividades.
(E) Os documentos produzidos em meio eletrônico não são considerados arquivos, em virtude da falta de reconhecimento de sua autenticidade.
36. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Assinale a alternativa que apresenta as idades arquivísticas nas quais a gestão de documentos atua.
(A) Custódia e permanente.
(B) Corrente e setorial.
(C) Corrente e intermediária.
(D) Pós-custodial e semiativa.
(E) Custódia e setorial.
37. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Acerca dos arquivos públicos, assinale a alternativa correta.
(A) Conjuntos de documentos acumulados por instituições de caráter público e por entidades encarregadas da gestão de serviços públicos constituem arquivos públicos.
(B) A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação e, obrigatoriamente, a sua transferência à instituição arquivística pública.
(C) A eliminação de documentos públicos não necessita de autorização da instituição arquivística pública.
(D) Os documentos de valor permanente são alienáveis e prescritíveis.
(E) As três idades documentais não se aplicam aos arquivos públicos.
38. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Acerca da organização e da administração de instituições arquivísticas públicas, assinale a alternativa correta.
(A) A administração da documentação pública estadual compete ao Arquivo Nacional.
(B) Fazem parte dos arquivos estaduais o arquivo do Poder Executivo, o do Poder Legislativo e o do Poder Judiciário.
(C) A gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos por órgãos do Poder Executivo Federal localizados nos estados são de responsabilidade da instituição arquivística pública estadual.
(D) A eliminação de documentos públicos produzidos e recebidos por órgãos dos estados deve ser autorizada pelo Arquivo Nacional.
(E) Os documentos públicos considerados de valor permanente acumulados pelas administrações municipais devem ser recolhidos ao Arquivo Nacional.
39. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Uma das finalidades do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) é.
(A) garantir a guarda e o acesso aos documentos de valor permanente.
(B) implementar a racionalização das atividades arquivísticas.
(C) disseminar as diretrizes e as normas estabelecidas pelo órgão central.
(D) proporcionar aperfeiçoamento e reciclagem aos técnicos da área de arquivo.
(E) estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.
40. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A respeito da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, assinale a alternativa correta.
(A) Deverá ser criada em cada órgão e entidade da administração pública federal.
(B) Autoriza a eliminação de documentos públicos.
(C) Analisa apenas a documentação acumulada pela atividade-meio.
(D) É responsável pelo armazenamento de documentos considerados de valor permanente.
(E) É responsável pelo protocolo.
41. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. De acordo com a legislação em vigor, as atribuições do técnico em arquivo incluem.
(A) planejamento, organização e direção de serviços de arquivo.
(B) recebimento, registro e distribuição dos documentos, bem como controle de sua movimentação.
(C) orientação quanto a classificação, arranjo e descrição de documentos.
(D) desenvolvimento de estudos relativos a documentos culturalmente importantes.
(E) promoção de medidas necessárias à conservação dos documentos.
42. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A classificação de um documento no grau de ultrassecreto é de competência do.
(A) diretor do Arquivo Nacional.
(B) presidente do Conselho Nacional de Arquivos.
(C) servidor civil.
(D) vice-presidente da República.
(E) servidor militar.
43. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Assinale a alternativa que apresenta o instrumento de gestão arquivística em que a atividade de classificação é executada.
(A) Tabela de temporalidade
(B) Plano ou código de classificação
(C) Plano de destinação
(D) Inventário analítico
(E) Catálogo seletivo
44. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Assinale a alternativa que apresenta o grau de sigilo em que os dados ou informações referentes à soberania e à integridade territorial nacionais são passíveis de classificação.
(A) Ostensivo
(B) Secreto
(C) Reservado
(D) Confidencial
(E) Ultrassecreto
45. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de sistema a que pertence o método de arquivamento alfabético.
(A) Indireto
(B) Básico
(C) Ideográfico
(D) Padronizado
(E) Direto
46. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Os arquivos correntes são constituídos de documentos de valor.
(A) secundário.
(B) informativo.
(C) mediato.
(D) primário.
(E) histórico.
47. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. O arquivo intermediário é um local de.
(A) guarda permanente dos documentos de valor secundário.
(B) custódia de documentos sem valor.
(C) arquivamento de documentos em tramitação.
(D) eliminação de documentos com valor secundário.
(E) guarda temporária de documentos.
48. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Quanto aos arquivos correntes, assinale a alternativa correta.
(A) São formados pelos documentos arquivísticos em tramitação.
(B) Não têm restrição à consulta.
(C) A destinação final deles é sempre a eliminação.
(D) São constituídos sempre de documentos em suporte papel.
(E) São sempre do gênero textual.
49. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A finalidade do arquivo é.
(A) produzir e manter os documentos para fins culturais.
(B) adquirir documentos para a preservação da história.
(C) servir à administração.
(D) preservar os objetos colecionados.
(E) avaliar os documentos por questões de conveniência.
50. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Assinale a alternativa que apresenta o fator de determinação do caráter orgânico de um arquivo.
(A) A limitação das espécies documentais.
(B) O fato de ser produzido pela atividade-meio da organização.
(C) A relação do gênero documental com a missão da organização.
(D) A relação que os documentos estabelecem entre si.
(E) A finalidade científica do arquivo.
51. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Acerca do método geográfico de arquivamento, assinale a alternativa correta.
(A) O principal elemento a ser considerado é o nome.
(B) É um método do sistema direto.
(C) Quando se organiza o arquivo por estados, as capitais devem ser alfabetadas por último.
(D) Quando se organiza o arquivo pelo nome das cidades, deve haver um destaque especial para as capitais.
(E) Quando se organiza o arquivo pelo nome do país, não há a necessidade de dispô-los em ordem alfabética.
52. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A atribuição de um número a cada cliente (pessoa física ou jurídica), por exemplo, obedecendo à ordem de entrada ou de registro, sem preocupação alguma com a ordem alfabética é característica do método.
(A) numérico cronológico.
(B) numérico alfabético.
(C) numérico simples.
(D) dígito-terminal.
(E) variadex-cronológico.
53. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. De acordo com as regras de alfabetação utilizadas no método alfabético, assinale a alternativa em que os nomes a seguir estão arquivados de maneira correta.
(A) João Antônio Silva
Alberto Monte Azul
William d’Almeida
Roberto Carlos Sousa Júnior
Almeida, William d’
Monte Azul, Alberto
Silva, João Antônio
Sousa Júnior, Roberto Carlos
(B) Alberto Monte Azul
João Antônio Silva
Roberto Carlos Sousa Júnior
William d’Almeida
(C) Almeida, William d’
Azul, Alberto Monte
Júnior, Roberto Carlos Sousa
Silva, João Antônio
(D) D’Almeida, William
Monte Azul, Alberto
Júnior, Roberto Carlos Sousa
Silva, João Antônio
(E) Azul, Alberto Monte
D’Almeida, William
Júnior, Roberto Carlos Sousa
Silva, João Antônio
54. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A respeito de desinfestação, assinale a alternativa correta.
(A) É o processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido.
(B) Trata-se de técnica de mergulhar o documento em banho de gelatina.
(C) É um método de combate aos insetos.
(D) É o método de utilização de tecido de grande durabilidade.
(E) É a técnica de expor os documentos à ação do ar com forte porcentagem de umidade.
55. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A função da guia-fora é.
(A) separar os documentos dentro de uma pasta.
(B) transferir os documentos para o arquivo permanente.
(C) facilitar o rearquivamento dos documentos e a cobrança das pastas não devolvidas no prazo estipulado.
(D) selecionar os documentos para eliminação, após a aplicação da tabela de temporalidade.
(E) garantir o acesso restrito aos documentos.
56. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. O código Ba-Bl = 5 é um exemplo de aplicação do método de arquivamento.
(A) alfanumérico.
(B) alfabético simples.
(C) variadex.
(D) decimal.
(E) cronológico.
57. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A respeito do método variadex, assinale a alternativa correta.
(A) É um tipo de método cronológico.
(B) Utiliza as cores como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização dos documentos.
(C) É baseado no sistema decimal.
(D) Agrupa os assuntos, permitindo uma abertura ilimitada de classes.
(E) Dispõe os documentos na ordem dicionária.
58. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A inspeção é uma das etapas do arquivamento, e a sua função é.
(A) determinar a entrada e as referências cruzadas.
(B) selecionar os documentos para eliminação.
(C) verificar se os documentos se destinam ao arquivamento.
(D) atribuir códigos aos documentos.
(E) dispor os documentos de acordo com a classificação.
59. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. A atividade que se baseia na interpretação dos documentos para determinar o seu local é conhecida como.
(A) ordenação.
(B) classificação.
(C) avaliação.
(D) seleção.
(E) descrição.
60. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Acerca da conservação de documentos, assinale a alternativa correta.
(A) A luz do dia é indicada para a iluminação de depósitos de arquivo.
(B) O ar seco não prejudica o papel.
(C) A temperatura na área de depósito de arquivo deve ser mantida sempre acima dos 30 ºC.
(D) A poeira não compromete a integridade do papel.
(E) O alisamento é uma das operações de conservação.
61. MP-GO/FUNIVERSA/Tec. Arquivo. Acerca do método numérico cronológico, assinale a alternativa correta.
(A) Pertence ao sistema direto.
(B) Numera-se a pasta e não o documento.
(C) Quando se anula um registro, sempre se aproveita o número.
(D) Além da ordem numérica, respeita-se a data do documento.
(E) A sua desvantagem é o pequeno grau de sigilo.
62. ADASA/FUNIVERSA/2009 De acordo com a lei 8.159/1991 é correto que são tipos de arquivo.
(A) corrente, intermediários e permanentes.
(B) correntes, temporários e permanentes.
(C) privados, intermediários e permanentes.
(D) correntes, intermediários e provisórios.
(E) correntes, temporários e provisórios.
63. TERRACAP/FUNIVERSA/2010 Acerca da classificação dos arquivos aqueles que guardam os documentos mais novos e mais utilizados na instituição são chamados de arquivos.
(A) Intermediários
(B) Setoriais
(C) Centrais
(D) Correntes
(E) Gerais
64. METRÔ/FUNIVERSA/2009 É denominado arquivo corrente.
(A) O conjunto de documentos sem qualquer vinculo aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam juntos aos órgãos produtores em razão de sua vigência ou freqüência de uso.
(B) O conjunto de documentos estreitamente vinculado aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam juntos aos órgãos acumuladores em razão de sua vigência e freqüência de uso.
(C) O conjunto de documentos estreitamente vinculado aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam distantes dos órgãos produtores em razão de sua vigência e freqüência de uso.
(D) O conjunto de documentos sem qualquer vinculo aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam distantes dos órgãos produtores em razão de sua vigência e freqüência de uso.
(E) O conjunto de documentos estreitamente vinculado aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam juntos aos órgãos produtores já que se encontram vencidos e sem uso.
65. IPHAN/FUNIVERSA/2009 Ainda sobre arquivamento de documentos, podemos afirmar que:
(A) classificar um documento consiste em distribuir as matérias tratadas nos documentos em classes e/ou grupos segundo o sistema de classificação adotado (por assunto, geográfico, numérico) admitidas as necessárias subdivisões, hierarquicamente coordenadas.
(B) distinguir o valor primário e secundário dos documentos não é importante para a avaliação dos documentos a serem arquivados. O primeiro decorre do interesse que o documento tem para a instituição de que se originou, destacando-se o valor administrativo. Já o valor secundário se refere à ligação com os usuários externos, para fins probatórios e informativos, estes, principalmente, os de pesquisa.
(C) no que se refere ao tempo de retenção, os documentos podem ser de guarda permanente, temporária e eventual. São de guarda permanente aqueles que perderam a vigência (por prescrição, decadência ou perempção), desde que não apresentem valor secundário.
(D) ao arquivo corrente devem ser encaminhados apenas os documentos cujas questões tenham sido solucionadas. Nesta etapa, tendo em vista a freqüência de uso do documento pelo órgão que o produziu, são práticas rotineiras a inspeção, a analise, a ordenação, arquivamento e o empréstimo para consulta.
(E) o empréstimo e consulta é a inserção do documento na unidade de arquivamento pré-estabelecida, utilizando pastas adequadas e sinalização visível.
GABARITO
1 | B | 11 | C | 21 | E | 31 | B | 41 | B | 51 | B | 61 | D |
2 | A | 12 | D | 22 | C | 32 | E | 42 | D | 52 | C | 62 | A |
3 | D | 13 | C | 23 | E | 33 | D | 43 | B | 53 | A | 63 | D |
4 | C | 14 | A | 24 | D | 34 | A | 44 | E | 54 | C | 64 | B |
5 | C | 15 | B | 25 | C | 35 | D | 45 | E | 55 | C | 65 | A |
6 | A | 16 | E | 26 | A | 36 | C | 46 | D | 56 | A | ||
7 | D | 17 | B | 27 | D | 37 | A | 47 | E | 57 | B | ||
8 | C | 18 | D | 28 | A | 38 | B | 48 | A | 58 | C | ||
9 | A | 19 | B | 29 | A | 39 | E | 49 | C | 59 | B | ||
10 | E | 20 | E | 30 | B | 40 | A | 50 | D | 60 | E |
Nenhum comentário:
Postar um comentário