Arquivologia
e Procedimentos administrativos
Prof.ª
Ana Luiza Soares
QUESTÕES FGV
1. Os
motivos que conduzem à necessidade de preservar documentos em arquivos públicos
devem ser:
(A) oficiais, para que se mantenham os serviços
governamentais.
(B) culturais, para que se preserve a memória dos
atos de governo.
(C) oficiais e culturais, pois os documentos servem
para manter em ordem o funcionamento do governo e registram a historicidade de
seus atos.
(D) derivados das características da produção e da
acumulação dos papéis públicos, independentemente dos motivos que levaram à
criação dos documentos.
(E) de ordem jurídica, relacionados às
características governamentais de uma época.
2. Comparando
arquivos governamentais e bibliotecas públicas, pode-se afirmar que:
(A) são, quase sempre, órgãos colecionadores de
documentos.
(B) são, indubitavelmente, órgãos receptores de
documentos.
(C) os métodos de trabalhos usados nestas
instituições são, em sua maior parte, similares.
(D) o arquivo guarda, principalmente, documentos de
um governo de que faz parte.
(E) são órgãos similares.
3. Os
motivos básico que levam a que se descartem documentos em arquivos públicos
devem ser:
(A) fundamentalmente oficiais, para que se
mantenham os serviços governamentais em funcionamento, sem problemas de espaço físico
e de materiais de consumo necessários.
(B) fundamentalmente culturais, para que se
preserve, em perfeita condição de uso, a memória dos atos de governo.
(C) oficiais e culturais, pois os documentos servem
para manter em ordem o funcionamento do governo e registram a historicidade de
seus atos.
(D) derivados das características da produção e da
acumulação dos papéis públicos, evitando-se a redundância das informações ou a
manutenção de documentos sem interesse administrativo, jurídico ou histórico.
(E) vinculados aos desejos da administração de
modernizar os serviços, preservando somente documentos de valor administrativo.
4. É
correto afirmar que interessa aos atuais arquivistas, com maior intensidade e
sendo o fulcro desta profissão:
(A) tratar de documentos contendo informações
mantidas em sua integridade, isto é, sem dispersão, fragmentação ou mistura de fundos,
séries, etc.
(B) resgatar coleções de procedência e
características diversas, significativas pelo seu conteúdo e suporte.
(C) manter o valor de prova dos documentos, do modo
como foram passados para custódia dos arquivos.
(D) preservar a memória e pesquisar a história dos
povos.
(E) desenvolver tecnologias da informação
pertinentes às bibliotecas.
5. O
que um arquivista deve compreender como um plano de classificação de
documentos?
(A) Um plano que permita a ordenação intelectual e
física dos documentos de um arquivo corrente.
(B) Um plano físico que forneça ao órgão as bases
para manutenção de documentos com informações significativas e que indique a
possível classificação daqueles que não contenham dados relevantes.
(C) Um plano de tratamento e de avaliação, sob
todos os aspectos possíveis e imagináveis, de uma massa documental acumulada.
(D) Um plano de descarte sistemático, acompanhado
de um programa de microfilmagem ou de digitalização das imagens dos documentos
com o uso de recursos informáticos.
(E) Um plano geral de microfilmagem dos documentos
mantidos pela instituição.
6. Assinale,
dentre as alternativas abaixo, a que NÃO se refere aos elementos
principais que devam ser considerados para a avaliação, preservação e descarte
de documentos públicos.
(A) As ações e as atividades de que tratam
(B) As tipologias documentais a que pertencem
(C) As autoridades que os assinaram e lhe deram
autenticidade
(D) As atividades do órgão produtor e acumulador de
informações
(E) Os seus suportes físicos e originalidades
7. O
instrumento conhecido como tabela de temporalidade, também denominada tabela de
descarte, poderá ser eficiente nos casos em que ela estiver pronta para:
(A) a possibilidade efetiva de remover e eliminar
documentos, de acordo com os períodos de retenção recomendados.
(B) a normalização previamente delimitada no plano
de classificação feito ao mesmo tempo em que a tabela.C) a identificação
minuciosa de todos os tipos, suportes e características dos documentos que
podem ou não ser eliminados.
(D) a minuciosa descrição dos documentos que se
resolveu preservar ou manter, por terem relevância administrativa, jurídica e informativa.
(E) ser usada por meio de recursos informatizados.
8. Assinale a única afirmativa correta sobre a ação e
a importância, para a administração pública, dos arquivos correntes, intermediários
e permanentes.
(A) O aperfeiçoamento da administração
governamental não depende de como os arquivos são geridos pela burocracia estatal.
(B) A administração técnica de arquivos não
consiste em tarefa altamente especializada.
(C) Os governos que possuem arquivos bem
administrados conseguem alcançar altos níveis de eficiência em todas as suas esferas
de atuação.
(D) Não é necessário que existam órgãos específicos
para tratar da administração de documentos e de informações acumuladas pela
administração pública.
(E) Os governos independem de fato das informações acumuladas,
produzidas ou não pelos seus serviços.
9. O uso da microfilmagem alcançou ampla difusão nas
últimas décadas. Por isso, instituições públicas e privadas utilizam-na em vários
casos. Segundo os especialistas, este recurso:
(A) torna mais barato o tratamento e a manutenção
de acervos arquivísticos em suporte papel, fotográfico e videográfico.
(B) tem custos similares aos dos procedimentos mais
convencionais.
(C) é indicado somente para os arquivos correntes.
(D) torna bem mais caro o tratamento dispensado aos
acervos arquivísticos.
(E) é utilizável em aplicações específicas na
preservação de documentos essenciais sob o ponto de vista jurídico e histórico-
-cultural.
10. A
digitalização de documentos já chegou ao Brasil. Com ela é possível que se produzam
arquivos eletrônicos de imagens mapeadas em bits ou de dados por meio do
reconhecimento ótico de caracteres. Sob o ponto de vista arquivístico:
(A) os documentos a serem digitalizados não
precisam ter uma ordenação prévia que permita a recuperação das informações contidas.
(B) os documentos devem ser digitalizados,
respeitando-se os padrões nacionais de qualidade.
(C) os documentos a serem digitalizados devem ser
objeto de um tratamento técnico-científico preliminar, executado por profissionais.
(D) a digitalização, em qualquer caso, resolve os
problemas de arquivo de um órgão, diminuindo o espaço de guarda e facilitando o
acesso.
(E) a digitalização substitui a necessidade do
trabalho do profissional de arquivos.
11. Os
principais instrumentos de organização, triagem e acesso aos documentos de um
arquivo corrente são:
(A) o arranjo e a descrição adotados.
(B) o planejamento global da administração.
(C) o inventário e os repertórios de assunto.
(D) o plano de prevenção de desastres e o
diagnóstico do acervo.
(E) o plano de classificação e a tabela de
temporalidade.
12. A
Diplomática, de acordo com alguns autores, é de grande valia para os
profissionais da informação que atuam como arquivistas, por que ela:
(A) orienta os padrões de criação e tramitação de
documentos de arquivo e facilita a compreensão de um acervo, por estabelecer os
padrões existentes.
(B) relaciona todas as espécies existentes,
permitindo que se compreenda, com maior clareza, a diferença entre a documentação
expedida e a recebida.
(C) contém as chaves do conhecimento informático
moderno, facilitando a compreensão dos documentos em suporte magnético.
(D) resolve todos os problemas de classificação de
documentos, não servindo para uso no programa de avaliação.
(E) aplica-se, apenas, às informações e documentos
muito antigos.
13. De
modo geral, os dois registros e suportes dominantes, em termos quantitativos,
nos arquivos públicos brasileiros são:
(A) o documento textual em papel e a fotografia.
(B) a correspondência e os dossiês funcionais.
(C) os microfilmes e os disquetes.
(D) o processo administrativo e a correspondência.
(E) as máquinas digitais contemporâneas e os discos
óticos.
14. Na organização de um arquivo de instituição
pública, o código de classificação de documentos, referente às atividades-meio ou
fim, tem seus "assuntos" hierarquicamente estabelecidos de acordo
com:
(A) as espécies documentais produzidas pelo órgão.
(B) as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
(C) as normas internas do órgão.
(D) a tipologia documental produzida pelo órgão.
(E) a estrutura organizacional do órgão.
15. A passagem de um conjunto documental do arquivo intermediário para o
arquivo permanente denomina-se:
(A) recolhimento.
(B) expedição.
(C) transferência.
(D) recebimento.
(E) remanejamento.
16. O art. 26 da Lei 8.159/91 determina que o órgão
central do sistema nacional de arquivos é:
(A) o Arquivo Nacional.
(B) o Gabinete Civil da Presidência da República.
(C) o Sistema Nacional de Arquivos – SINAR.
(D) o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ.
(E) o Ministério da Justiça.
17. A Resolução nº 5 do CONARQ, de 30 de setembro de
1996, determina que a eliminação de documentos produzidos pelo poder público
deve ser:
(A) antecedida de divulgação no Diário Oficial para que se dê conhecimento
do procedimento que será realizado 45 dias após a publicação do edital.
(B) antecedida de divulgação no Diário Oficial para que se dê conhecimento
do procedimento que será realizado 72 horas após a publicação do edital.
(C) antecedida de divulgação nos meios de comunicação para que se dê
conhecimento do procedimento que será realizado 15 dias após a publicação do
edital.
(D) antecedida de divulgação no Diário Oficial para que se dê conhecimento
do procedimento que será realizado 60 dias após a publicação do edital.
(E) realizada apenas se o órgão público for membro do CONARQ.
18. De acordo com o Decreto 5.301/2004, os prazos de duração da
classificação de documentos sigilosos vigoram a partir da data de produção do
dado ou da informação.
Os prazos em vigor para a desclassificação, estabelecidos pelo decreto,
são:
(A) ultra-secreto – máximo de 100 anos.
(B) secreto – máximo de 20 anos.
(C) confidencial – 15 anos.
(D) reservado – máximo de 10 anos.
(E) ostensivo – máximo de 5 anos.
19. Na descrição de um conjunto documental, o campo que
registra as datas-limite em um instrumento de pesquisa refere-se:
(A) ao ano do documento mais novo do conjunto.
(B) ao ano do documento mais antigo do conjunto.
(C) ao prazo estabelecido para seu acesso.
(D) à data mais antiga e à mais recente registradas nos documentos do
conjunto.
(E) às datas do período de elaboração do instrumento de pesquisa.
20. A teoria das três idades é um dos fundamentos sobre os quais se assenta
a arquivística contemporânea. Nela está a concepção do ciclo de vida dos
documentos baseada na freqüência e na utilização que deles é feita.
Na aplicação dessa teoria, é indispensável observar:
(A) as noções de valor primário e secundário.
(B) a noção de fundo aberto.
(C) a noção de fundo fechado.
(D) a noção de valor de prova.
(E) a noção de valor informativo.
GABARITO
- C
- D
- D
- A
- A
- C
- A
- C
- E
- C
- E
- A
- D
- B
- A
- D
- A
- B
- D
- A
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