Acerca da legislação, dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue
os itens a seguir.
1. O fundo de arquivo acumulado
por uma organização é resultado da aplicação do princípio da ordem original. ERRADO
R: Princípio do
respeito à ordem original:
O
arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.
Princípio da
cumulatividade:
O
arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
2.O documento de arquivo é aquele
acumulado, naturalmente, como resultado das atividades de uma organização
pública ou privada. CORRETO
3. Os arquivos do MCTI são formados pelos
documentos em suporte papel e em suporte eletrônico, pelos documentos bibliográficos
e pelos documentos museológicos. ERRADO
R: O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordena a execução dos
programas e ações, que consolidam a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e
Inovação, e lidera um conjunto de instituições de fomento e execução de
pesquisa. O MCT desenvolve pesquisas e estudos que se traduzem em geração de
conhecimento, novas tecnologias e na criação de produtos, processos, gestão e
patentes nacionais EM SEU ACERVO É POSSIVEL A ACUMULAÇÃO DE VARIOS TIPOS
DOCUMENTAIS EM SUPORTES ESPECIAIS E MATERIAIS DE PESQUISAS E ESTUDOS NÃO INCLUINDO
DUCUMENTOS MUSEOLÓGICOS.
4. No MCTI, as orientações para a
organização dos documentos de arquivo são dadas pelo Sistema de Gestão de
Documentos de Arquivo (SIGA) e pelo Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). C
5. Os documentos públicos são identificados como ativos,
inativos e elimináveis. ERRADO
R: OS
DOCUMENTOS SÃO IDENTIFICADOS COMO ATIVOS (Corrente), SEMI-ATIVOS (Intermediário)
E INATIVO (Permanente).
6. Arquivística é a disciplina que tem como
objetivo tratar as coleções de documentos produzidos e(ou) recebidos pelas pessoas
físicas ou jurídicas.ERRADO
R:
ARQUIVO NÃO É ORGÃO COLECIONADOR.
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
7. A ordenação de documento é uma atividade
anterior à classificação e posterior ao arquivamento. ERRADO
R: AS
ETAPAS DE ARQUIVAMENTO SEGUEM A ORDEM: INSPEÇÃO, ANALISE(Dentro da analise os
documentos são classificados), ORDENAÇÃO, ARQUIVAMENTO, EMPRESTIMO E CONSULTA.
8. A determinação dos prazos de guarda nos
arquivos corrente e intermediário em uma tabela de temporalidade é feita, geralmente,
na unidade de tempo ano. C
9. A gestão de documentos envolve as sete funções
arquivísticas: criação, classificação, avaliação, difusão, descrição, aquisição
e preservação. C
R: QUESTÃO CABE RECURSO.A GESTÃO DE
DOCUMENTOS POSSUI APENAS 3 FASES BÁSICAS: PRODUÇÃO, USO, AVALIAÇÃO(ELIMINAÇÃO E
GUARDA PERMANENTE).
10. A distribuição de documentos,
uma das atividades de protocolo, é desenvolvida em todos os setores de uma organização.
ERRADO
R: A
DISTRIBUIÇÃO É NÃO É OBRIGATÓRIA ALGUNS SETORES PODEM EXPEDIR SEUS DOCUMENTOS.
11. A classificação dos documentos produzidos e (ou)
recebidos pela atividade-meio do MCTI é feita a partir do Código de Classificação
de Documentos de Arquivo, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos para os
órgãos da administração pública federal. C
Acerca da preservação e conservação dos documentos de arquivo, julgue
os itens subsecutivos.
12. As melhores condições ambientais para guarda
de documentos em suporte papel consistem em temperatura baixa e umidade alta. ERRADO
R: A
TEMPERATURA AMBIENTE É A MAIS INDICADA E A UMIDADE DEVE SE MANTER ENTRE 40% ATÉ
NO MAX.60%
13. A restauração de documentos é uma técnica de
combate a insetos, que degradam, principalmente, os documentos em suporte
papel. ERRADO
R: A
RESTAURAÇÃO TEM COMO OBJETIVO REPARAR, REVITALIZAR OU SEJA, APROXIMAR O
MATERIAL DO SEU ESTADO ORIGINAL.
A TECNICA DE COMBATE A INSETOS É CHAMA DE FUMIGAÇÃO.
14. Os documentos de arquivo em suporte papel
devem ser acondicionados em pastas suspensas ou caixas-arquivo de papelão
produzido com pH neutro. C
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirprofessora, gostaria muito da sua ajuda para saber se cabem 3 recursos(até dia 24/10 é o prazo) na prova do ministério da fazenda de agora, aí vão as questões:
ResponderExcluir*os itens em maiúsculo são o gabarito da banca.
8 - Assinale a opção que identifica qual a rotina do protocolo que retira do documento elementos para sua localização.
a) Movimentação.
b) Tramitação.
c) Classificação.
d) Expedição.
E) REGISTRO.
--> A rotina do protocolo de Classificação(letra b) também retira do documento elementos para sua localização, tendo assim duas respostas?
15- Indique, entre as opções a seguir, qual o conceito ou princípio arquivístico que fundamenta a avaliação de documentos.
a) Princípio da proveniência.
B) TRÊS IDADES DOCUMENTAIS.
c) Organicidade.
d) Autenticidade.
e) Princípio da pertinência.
--> Podendo a caracterísca orgânica dos documentos ser uns dos motivos para se atribuir valor secundário, a organicidade também fundamenta a avaliação de documentos?
19- Indique o que acelera o desaparecimento das tintas dos documentos e enfraquece o papel.
a) A poeira.
B) A LUZ.
c) O material metálico colocado nos documentos.
d) A temperatura alta.
e) A umidade baixa.
-->A temperatura alta ou até mesmo a baixa umidade tembém acelera o desaparecimento das tintas dos documentos e enfraquece o papel?
Por favor me ajude até depois de amanhã!!
Olá, todas as respostas estão corretas e bem fundamentadas ao meu ver não cabem recursos.
ResponderExcluirvamos as DUVIDAS:
8- A atividade de REGISTRO consiste em colher os dados básicos dos documentos e a partir desses dados podemos localizar os documentos. A atividade de classificação consiste em "separar" os documentos oficial dos particulares, ostensivos dos sigilosos não registramos dados para elementos de localização.
15- Ciclo vital dos documentos tem exatamente esse conceito a partir da avaliação podemos definir as idades documentais, seu prazo de guarda e a destinação final.
A organicidade é a relação natural entre os documentos de um arquivo em decorrência das atividades desenvolvidas pela administração.
A luz ou luminosidade enfraquece o papel e com isso o desaparecimento das tintas empregadas no papel é uma consequência desse fator...cada fator exerce uma consequência diferente.
alguns documentos terão como destinação final o recolhimento devido a sua característica orgânica de espelhar toda uma estrutura, logo se a organicidade não for um fundamento a ser considerado na avaliação, esses documentos serão eliminados..
ResponderExcluire na atividade de classificação tem a parte de interpretar e classificar a correspondencia e também a parte de elaborar o resumo do assunto a ser lançado na ficha de protocolo
Eu sei q eu to forçando a barra mas né..
Então...a questão é: o FUNDAMENTO da avaliação dos documentos é o ciclo vital o caráter orgânico entra em outro tema entende vc pode até tentar o recurso mas tem que ter uma base boa com referencias bibliográficas.
ResponderExcluirJá a atividade de classificação não é suficiente para usar como elemento chave de localização é preciso registrar, colher os dados básicos coisa que não fazemos na classificação...que seria o reconhecimento do documento pelo assunto somente.
valeeu.. pelo menos foram só essas 3 q eu errei em arquivologia.. fiz 95 pontos de 130.. talvez dê pra ser chamado .. torce aee
ResponderExcluirQue bom!!!! vou ficar na torcida hehehehe
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