sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Prova MCTI comentada


Acerca da legislação, dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
1. O fundo de arquivo acumulado por uma organização é resultado da aplicação do princípio da ordem original. ERRADO
R: Princípio do respeito à ordem original:
O arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.
Princípio da cumulatividade:
O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
2.O documento de arquivo é aquele acumulado, naturalmente, como resultado das atividades de uma organização pública ou privada. CORRETO
3.  Os arquivos do MCTI são formados pelos documentos em suporte papel e em suporte eletrônico, pelos documentos bibliográficos e pelos documentos museológicos. ERRADO
R: O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordena a execução dos programas e ações, que consolidam a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e lidera um conjunto de instituições de fomento e execução de pesquisa. O MCT desenvolve pesquisas e estudos que se traduzem em geração de conhecimento, novas tecnologias e na criação de produtos, processos, gestão e patentes nacionais EM SEU ACERVO É POSSIVEL A ACUMULAÇÃO DE VARIOS TIPOS DOCUMENTAIS EM SUPORTES ESPECIAIS E MATERIAIS DE PESQUISAS E ESTUDOS NÃO INCLUINDO DUCUMENTOS MUSEOLÓGICOS.
4. No MCTI, as orientações para a organização dos documentos de arquivo são dadas pelo Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) e pelo Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). C
5.  Os documentos públicos são identificados como ativos, inativos e elimináveis. ERRADO
R: OS DOCUMENTOS SÃO IDENTIFICADOS COMO ATIVOS (Corrente), SEMI-ATIVOS (Intermediário) E INATIVO (Permanente).
6.  Arquivística é a disciplina que tem como objetivo tratar as coleções de documentos produzidos e(ou) recebidos pelas pessoas físicas ou jurídicas.ERRADO
R: ARQUIVO NÃO É ORGÃO COLECIONADOR.
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
7.  A ordenação de documento é uma atividade anterior à classificação e posterior ao arquivamento. ERRADO
R: AS ETAPAS DE ARQUIVAMENTO SEGUEM A ORDEM: INSPEÇÃO, ANALISE(Dentro da analise os documentos são classificados), ORDENAÇÃO, ARQUIVAMENTO, EMPRESTIMO E CONSULTA.
8.  A determinação dos prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário em uma tabela de temporalidade é feita, geralmente, na unidade de tempo ano. C
9.  A gestão de documentos envolve as sete funções arquivísticas: criação, classificação, avaliação, difusão, descrição, aquisição e preservação. C
R: QUESTÃO CABE RECURSO.A GESTÃO DE DOCUMENTOS POSSUI APENAS 3 FASES BÁSICAS: PRODUÇÃO, USO, AVALIAÇÃO(ELIMINAÇÃO E GUARDA PERMANENTE).
10. A distribuição de documentos, uma das atividades de protocolo, é desenvolvida em todos os setores de uma organização.  ERRADO
R: A DISTRIBUIÇÃO É NÃO É OBRIGATÓRIA ALGUNS SETORES PODEM EXPEDIR SEUS DOCUMENTOS.
11.  A classificação dos documentos produzidos e (ou) recebidos pela atividade-meio do MCTI é feita a partir do Código de Classificação de Documentos de Arquivo, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos para os órgãos da administração pública federal. C
Acerca da preservação e conservação dos documentos de arquivo, julgue os itens subsecutivos.
12.  As melhores condições ambientais para guarda de documentos em suporte papel consistem em temperatura baixa e umidade alta. ERRADO
R: A TEMPERATURA AMBIENTE É A MAIS INDICADA E A UMIDADE DEVE SE MANTER ENTRE 40% ATÉ  NO MAX.60%
13.  A restauração de documentos é uma técnica de combate a insetos, que degradam, principalmente, os documentos em suporte papel. ERRADO
R: A RESTAURAÇÃO TEM COMO OBJETIVO REPARAR, REVITALIZAR OU SEJA, APROXIMAR O MATERIAL DO SEU ESTADO ORIGINAL.
 A TECNICA DE COMBATE A INSETOS É CHAMA DE FUMIGAÇÃO.
14.  Os documentos de arquivo em suporte papel devem ser acondicionados em pastas suspensas ou caixas-arquivo de papelão produzido com pH neutro. C

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. professora, gostaria muito da sua ajuda para saber se cabem 3 recursos(até dia 24/10 é o prazo) na prova do ministério da fazenda de agora, aí vão as questões:

    *os itens em maiúsculo são o gabarito da banca.

    8 - Assinale a opção que identifica qual a rotina do protocolo que retira do documento elementos para sua localização.
    a) Movimentação.
    b) Tramitação.
    c) Classificação.
    d) Expedição.
    E) REGISTRO.

    --> A rotina do protocolo de Classificação(letra b) também retira do documento elementos para sua localização, tendo assim duas respostas?


    15- Indique, entre as opções a seguir, qual o conceito ou princípio arquivístico que fundamenta a avaliação de documentos.
    a) Princípio da proveniência.
    B) TRÊS IDADES DOCUMENTAIS.
    c) Organicidade.
    d) Autenticidade.
    e) Princípio da pertinência.

    --> Podendo a caracterísca orgânica dos documentos ser uns dos motivos para se atribuir valor secundário, a organicidade também fundamenta a avaliação de documentos?

    19- Indique o que acelera o desaparecimento das tintas dos documentos e enfraquece o papel.
    a) A poeira.
    B) A LUZ.
    c) O material metálico colocado nos documentos.
    d) A temperatura alta.
    e) A umidade baixa.

    -->A temperatura alta ou até mesmo a baixa umidade tembém acelera o desaparecimento das tintas dos documentos e enfraquece o papel?

    Por favor me ajude até depois de amanhã!!

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  3. Olá, todas as respostas estão corretas e bem fundamentadas ao meu ver não cabem recursos.
    vamos as DUVIDAS:
    8- A atividade de REGISTRO consiste em colher os dados básicos dos documentos e a partir desses dados podemos localizar os documentos. A atividade de classificação consiste em "separar" os documentos oficial dos particulares, ostensivos dos sigilosos não registramos dados para elementos de localização.
    15- Ciclo vital dos documentos tem exatamente esse conceito a partir da avaliação podemos definir as idades documentais, seu prazo de guarda e a destinação final.
    A organicidade é a relação natural entre os documentos de um arquivo em decorrência das atividades desenvolvidas pela administração.
    A luz ou luminosidade enfraquece o papel e com isso o desaparecimento das tintas empregadas no papel é uma consequência desse fator...cada fator exerce uma consequência diferente.

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  4. alguns documentos terão como destinação final o recolhimento devido a sua característica orgânica de espelhar toda uma estrutura, logo se a organicidade não for um fundamento a ser considerado na avaliação, esses documentos serão eliminados..

    e na atividade de classificação tem a parte de interpretar e classificar a correspondencia e também a parte de elaborar o resumo do assunto a ser lançado na ficha de protocolo

    Eu sei q eu to forçando a barra mas né..

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  5. Então...a questão é: o FUNDAMENTO da avaliação dos documentos é o ciclo vital o caráter orgânico entra em outro tema entende vc pode até tentar o recurso mas tem que ter uma base boa com referencias bibliográficas.
    Já a atividade de classificação não é suficiente para usar como elemento chave de localização é preciso registrar, colher os dados básicos coisa que não fazemos na classificação...que seria o reconhecimento do documento pelo assunto somente.

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  6. valeeu.. pelo menos foram só essas 3 q eu errei em arquivologia.. fiz 95 pontos de 130.. talvez dê pra ser chamado .. torce aee

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  7. Que bom!!!! vou ficar na torcida hehehehe

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